Trabalho e estudos: 7 dicas salvadoras para conciliar!

Conciliar trabalho e estudos e por muitas vezes ainda cozinhar, cuidar da casa e da família são tarefas subestimadas. No entanto, só quem passa por isso e não tem como escapar, sabe como é desgastante.

É pensando nas correrias do dia a dia de pessoas que não podem deixar de lado suas obrigações que trouxe essas dicas hoje. Elas vão deixar sua rotina um pouco mais organizada, permitindo que você saiba exatamente o que fazer e quando fazer. Dessa forma, você não ficará com a cabeça atordoada com tantas atividades, conciliando melhor trabalho e estudos.

1. Comida

O ato de fazer comida todos os dias pode tomar um tempo que é necessário para fazer outras coisas.

Se você tem a opção de comer em um restaurante ou comprar comida, opte por isso, pois será um trabalho a menos para você. Caso você não tenha essa opção, como é o caso de muitos, as marmitas caseiras preparadas para a semana serão suas melhores aliadas.

Para isso, separe um tempo em um dia da semana para cozinhar a carne, o arroz, o feijão e deixar a salada no jeito. Monte as marmitas com o que você cozinhar de forma a ficarem organizadas para que você possa apenas esquentar na hora de comer. Desta forma também, a grande maioria da louça que você terá que lavar será a do fim de semana, pois durante a semana não terá que se preocupar com panelas.

Caso você possa, é possível dividir essa tarefa de cozinhar em dois dias da semana, para que a comida seja mais fresca e haja mais variações de alimentos nas porções. Se for cabível, também é uma ideia cozinhar a noite para esquentar no outro dia.

Para o lanche da manhã e da tarde, opte por coisas rápidas de se fazer como o sanduíche natural e principalmente as frutas, por só precisarem ser devidamente lavadas e depois consumidas. Assim, além de priorizar a praticidade, estará cuidando da sua saúde.

2. Roupas

As vezes não percebemos, mas mesmo para pegar uma simples calça para ir trabalhar, ficamos indecisos e perdemos vários minutos nesta escolha. Isso quando não temos ainda que escolher a roupas dos filhos, podendo nos estressar e por aí definir o humor do nosso dia.

Por isso, assim como o caso da comida, deixe suas roupas preparadas (passadas e dobradas se você tem esse costume) em algum momento livre para que você possa só vestir na hora de sair. Separe as roupas e calçados que você usará em cada dia da semana. Assim, esse tempo de indecisão será poupado, evitando também o estresse.

3. Crie um cronograma detalhado

Monte um cronograma com o que você precisa fazer durante o dia e os horários que ocuparão (como trabalho, estudo e academia). Para isso, use e abuse de ferramentas como agenda, planners e tabelas e planilhas no Excel. Com tudo anotado, será mais fácil se organizar sem ficar com a cabeça cheia e bagunçada.

Estabeleça uma rotina fixa que você irá seguir todas as semanas, mas mantenha flexibilidade para imprevistos, pois eles acontecem.

4. Não deixe para depois o que você pode fazer agora

Mesmo que você esteja sem vontade de fazer nesse momento um trabalho que você deve, faça!. Você não saberá quando terá mais tempo para conseguir concluir essa tarefa. Comece e termine o quanto antes suas tarefas da faculdade, da escola ou do trabalho. 

Além disso, adiantando o que você pode agora, você poderá descansar mais tarde. Poderá curtir um momento de lazer e ainda não precisará fazer nada com pressa por ter deixado para última hora.

5. Lembre-se do porquê você está fazendo isso

Quando estamos muitos cansados e estressados, tendemos a desanimar dos nossos sonhos. Nestes momentos, lembre-se do porquê você está batalhando tanto para conseguir alcançar esse seu objetivo. Tire alguns minutos para refletir e colocar a cabeça no lugar para que você possa continuar firme sua caminhada.

O caminho para o sucesso envolve muita batalha, vitórias e também perdas. Por isso, não desista com uma derrota temporária que você possa ter tido. Na verdade, você ficará mais experiente, de olhos abertos e mais preparado para continuar lutando.

6. Avalie suas prioridades

Liste suas responsabilidades tanto no trabalho, quanto nos estudos e na vida pessoal. Defina quais delas são mais urgentes e quais podem esperar um pouco. Dessa forma você saberá quais são suas atividades de curto, médio e longo prazo.

O tempo de execução e o grau de dificuldade delas também é importante. Avalie quais tarefas exigem maior concentração e tempo, se prepare e as faça quando tiver mais tempo para investir nelas. As vezes temos 20 tarefas para fazer, mas dependendo do caso, conseguimos fazer 15 tarefas fáceis em menos tempo que o restante das complicadas juntas.

7. Cuide da sua saúde

Apesar de trabalho e estudo serem importantes, não podemos esquecer da nossa saúde. Sem ela não conseguimos exercer nenhuma dessas atividades.

Tenha sempre uma garrafa de água ao seu alcance, coma algumas frutas por dia, procure dormir bem (6-8 horas por dia se possível) e faça exercícios regularmente. Fazer algum exercício físico, mesmo que pouco, já é melhor do que nenhum. Comece fazendo-o três vezes na semana e vá aumentando conforme sua disponibilidade.

 

Estas são as dicas que dou hoje para que você possa otimizar a sua rotina e conciliar trabalho e estudos. Espero com isso estar te ajudando a se organizar melhor e também, a ficar mais tranquilo (a) com as tarefas que você precisa fazer.

Lembre-se de que todos nós cometemos erros, cansamos e ficamos estressados de vez em quando, por isso não se puna caso algo não saia conforme planejado. Não se cobre tanto na hora de montar a sua rotina.

 

VEJA TAMBÉM:

8 passos certeiros para dar um BASTA na preguiça!

Decida ser um vencedor

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top