Um guarda-roupa organizado traz praticidade e economia de tempo para o nosso dia a dia, especialmente para aqueles que tem pouco tempo disponível. Além disso, ainda nos ajuda a conservar as roupas e utensílios que ficam guardados nele. Um espaço organizado reflete diretamente em nossa rotina e bem-estar.
Por isso, resolvi trazer algumas dicas que podem ser simples, porém muito úteis para quem deseja manter esse espaço organizado. Elas serão divididas em duas partes para que não fiquem muito longas e facilite assim, a sua compreensão sem cansar tanto.
1. Faça uma limpa
Tire tudo para fora e vá descartando ou separando o que você não usa mais para doação. Se desapegue de calçados, roupas e acessórios que você não usa mais e diga adeus a eles. Assim, você dará uma repaginada no seu guarda-roupa. Papéis que tendemos a acumular no decorrer do tempo, também devem ser selecionados e o que não for mais necessário, jogue fora.
2. Use organizadores e etiquetas
As caixas organizadoras e colmeias nunca devem deixar de serem citadas. Elas são ótimas aliadas quando se trata de organização. Guarde em caixas roupas que você não usa com tanta frequência, como biquínis e maiôs e deixe-as etiquetadas para você encontrar com mais facilidade quando precisar. Use as colmeias para guardar roupas íntimas, cintas, gravatas e meias.
Além disso, ainda existem outros organizadores presentes no mercado que são ótimas opções para quem busca organização e otimização do espaço. Alguns que podem ser citados são os organizadores de calçados transparentes, organizadores suspensos e os porta-trecos (podendo ser específicos para joias, materiais escolares e de escritório por exemplo).
3. O mesmo vale para documentos
Quem nunca precisou de um documento pessoal e nem sabia onde ele estava?
Para evitar isso, utilize pastas para documentos, envelopes, suportes organizadores e caixas arquivos para te ajudar nessa função. Existem diversos tipos de pastas organizadoras de arquivos para você escolher. Deixe elas sempre etiquetadas com a informação do que tem dentro para facilitar o seu encontro.
Atualmente, a maior parte das coisas estão sendo feitas e arquivadas de forma digital. No entanto, sempre tem algum documento ou papel de comprovante que você precisa ter em mãos. Por isso, guarde-os bem guardados, para que fiquem conservados e que você tenha ciência de onde estão.
4. Deixe as roupas sempre bem dobradas
Sempre deixe suas roupas bem dobradas para facilitar o seu encontro e não ficarem todas misturadas. Dessa forma, não ficará aquele monte de roupas emboladas uma em cima da outra e os repartimentos do seu guarda-roupa terão uma estética boa. Caso você queira, ainda existem gabaritos que podem ser usados para dobrá-las do mesmo tamanho.
5. Separe as roupas por tipo, cor e prioridade
Deixe juntas as roupas de mesmo tipo, como casaco com casaco e camisa de lã com camisa de lã. Além disso, separá-las também por cor é uma excelente opção. Você pode deixar os casacos juntos por exemplo e ainda se forem vários, fazer uma escala de cor com eles. Você verá que trará mais harmonia ao seu guarda-roupa e facilitará muito o encontro das peças.
DICA: você pode utilizar o círculo cromático para ir separando as roupas por cor.
Caso esteja em uma estação do ano mais quente, você pode guardar as roupas de frio em uma caixa organizadora, packs de TNT ou deixá-las nos cabides mais separadas. Assim, as roupas de verão ficarão em destaque, mais fáceis de pegar. É sempre bom deixar algumas roupas de meia estação a vista também, para os dias mais frescos.
Essas são as dicas de hoje e espero ter ajudado nesta missão de organização de guarda-roupa. As vezes chegamos cansados do trabalho e só queremos nos deitar sem mais nenhum compromisso. No entanto, antes de fazer isso, lembre-se de guardar tudo em seu devido lugar, para que a bagunça não se acumule.
Na parte 2, traremos mais algumas dicas que te ajudarão a completar essa tarefa.
VEJA TAMBÉM: Trabalho e estudos: 7 dicas salvadoras para conciliar!