7 Passos essenciais para mudar um hábito!

     Nosso cérebro tende a resistir a mudança, tudo aquilo que demanda esforço, adaptação e aprendizado vai contra a tendência do nosso cérebro de poupar energia, por isso é tão difícil mudar um hábito ou criar um novo.

     Além disso, não há um tempo certo para o desenvolvimento de um novo hábito, isso dependerá de vários fatores como dificuldade da tarefa, tempo de repetição dela e do pensamento do próprio indivíduo.

     Em um estudo feito em 2009 por pesquisadores do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Londres revelou que os participantes desse estudo levaram de 18 a 254 dias para desenvolver um novo hábito. Portanto, não há um tempo exato para o desenvolvimento do mesmo, isso varia de pessoa para pessoa.

     Entretanto, existem algumas dicas para quem quer e precisa formar um novo hábito, citarei elas logo adiante para que te ajudem a realizar isso de um modo mais simples e eficaz. Vamos lá:

7 Passos essenciais para mudar um hábito!

1. Mentalize o hábito

     Visualize mentalmente as etapas que você precisa seguir para concluir o que você quer, se imagine fazendo isso. Por exemplo, se você quer estabelecer uma rotina de skincare todos os dias, se imagine acordando, levantando, lavando o rosto, passando todos os produtos necessários e depois seguindo com o seu dia. Isso facilitará a superação da resistência do cérebro em utilizar energia.

2. Use gatilhos

     Se você quer praticar algo cotidianamente, use gatilhos que te lembrem de fazer isso, como o clássico exemplo da garrafa de água. Se você quer tomar mais água, mantenha sempre uma garrafa de água em seu alcance, para que você lembre de tomar e vá fazendo isso aos poucos.

     Já se você quer parar com um costume, como mexer demais no celular, dificulte o acesso a ele. Desligue seu smartphone por um tempo e o deixe em um local de difícil acesso, como em outro cômodo ou em uma gaveta.

3. Tenha bem claro o seu objetivo com esse hábito

     Tenha bem definido em sua mente o porquê você está fazendo isso. Se você quer fazer exercícios todos os dias, tenha bem clara a causa, se é por estética, saúde, bem-estar etc. Pois isso te ajudará a seguir firme mesmo nos dias em que você estiver desmotivado.

4. Repetição

     Para ser um hábito, é preciso repetição, mesmo após alcançá-lo. É como escovar os dentes ou tomar banho, é algo feito quase que involuntariamente.

     Mentalize a prática que você quer desenvolver ou quebrar e tenha um desejo ardente por ela. Repita até que você tenha fixado em sua mente o que você quer. Traga isso para a sua vida executando o hábito que você tanto deseja e repita-o incessantemente. Assim, ele se reproduzirá de forma rotineira, ficará mais fácil fazê-lo e se tornará permanente.

5. Tenha disciplina

     Faça o que tiver que ser feito, mesmo não sentindo vontade de fazer. Para fixar um hábito é preciso repetição. Para isso, muitas vezes você precisará lutar contra seu próprio cérebro para que você cumpra com o dever mesmo não querendo. O segredo do sucesso está na constância e persistência.

6. Durma bem

     Nosso cérebro possui neuroplasticidade, ou seja, a capacidade de aprender e se reprogramar, em decorrência de novos estímulos. Isso ocorre justamente em nosso período de descanso, quando estamos em sono profundo, por isso a necessidade de dormir bem.

7. Uma coisa de cada vez

     Já sabemos que nosso cérebro tende a lutar contra o esforço, por isso será mais fácil se você criar um hábito de cada vez. Assim, você foca em uma coisa só e não corre o risco de tentar várias de uma vez e acabar se frustrando com o resultado. Tenha paciência e dê um tempo para se acostumar com essa nova prática, só então, você parte para outra a ser ajustada.

 

     No começo pode ser que seja difícil concluir a atividade que você deseja. No entanto seja forte e persista até que você alcance o seu resultado. Tenha um desejo ardente para conquistar esse hábito e se esforce para alcançá-lo, só assim você desenvolverá esse padrão em seu cérebro e fará disso sua rotina.

     Ademais, se perdoe por falhas que podem acontecer no caminho. Não se cobre tanto a ponto de se desanimar com isso, afinal, nós somos humanos e humanos erram. A única coisa que você não pode fazer, é se acomodar.

 

VEJA TAMBÉM: Trabalho e estudos: 7 dicas salvadoras para conciliar!

2 thoughts on “7 Passos essenciais para mudar um hábito!”

  1. Pingback: Quarto organizado: 7 passos para manter! - Foco no Proposito

  2. Pingback: Como deixar seu guarda-roupa mais organizado – Parte 2 - Foco no Propósito

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top