Já aconteceu com você de entrar em um local bagunçado e se sentir desconfortável? Pois é, da mesma forma acontece com nosso quarto. Um quarto organizado melhora a concentração, traz bem-estar, pode nos acalmar e ainda garantir uma boa noite de sono. Nosso quarto é um local íntimo, onde nós descansamos, estudamos e muitas vezes, colocamos nossos pensamentos no lugar, por isso devemos zelar dele. Além disso, com esse cômodo organizado, você já expulsa logo pela manhã, aquele aspecto de desleixo e torna seu dia mais produtivo.
Pensando nisso, hoje trouxe 7 passos a se seguir para você sempre mantê-lo organizado. São dicas que vão te ajudar a manter esse ambiente arrumado, permitindo um fácil acesso a seus pertences e diminuição da perca deles. Vamos lá:
1. Cama sempre arrumada
O primeiro passo para ter um quarto organizado é arrumando a sua cama. Dobre e guarde o cobertor, forre ela com um edredom ou lençol limpo e organize os travesseiros. Nunca deixe coisas espalhadas em cima dela, como toalhas, utensílios de cabelo e roupas. Guarde tudo em seu devido lugar para que seu quarto fique mais organizado. Faça isso logo que acordar, assim você já começará seu dia com um bom hábito.
2. Jogue fora o que você não usa mais
Faça uma limpa no seu quarto eliminando tudo aquilo que você não usa mais ou é desnecessário. Doe ou descarte as roupas que você não faz uso, jogue fora papéis não importantes que só ficam espalhados e se desfaça de objetos inutilizados que só servem para juntar poeira. Essa ação liberará mais espaço no seu quarto e permitirá que você fique apenas com aquilo que realmente importa e precisa. Separe um dia para fazer essa limpa e você verá que além de ter um espaço mais organizado, você também ficará mais leve.
3. Se pegou algo, use e coloque de volta no lugar
Sempre que você pegar algo, seja desodorante, creme de pentear, roupas, calçados etc, faça a devida higienização caso necessário e devolva ao seu lugar. Dessa forma, esses utensílios não serão acumulados em cima da cama, mesas de apoio ou mesmo o chão. Assim, fica mais fácil manter a organização do seu quarto, pois sem acúmulo, não haverá trabalho para organizar novamente.
4. Organize seu guarda-roupas
Não adianta o quarto parecer arrumado e o guarda-roupas estar uma bagunça. Procure deixar ele organizado assim como o restante do quarto. Como direto pegamos coisas dentro dele, separe um tempinho uma vez por semana para verificar se está tudo em ordem. As vezes vamos bagunçando o local sem nem perceber e quando nos damos conta, já é preciso dar outra geral.
5. Caixas organizadoras
Use e abuse das caixas organizadoras. Use-as para guardar cadernos, documentos, toalhas, cobertas e o que mais precisar para que não fiquem dispostos em qualquer lugar. Para utensílios como pincéis de maquiagem, lápis e canetas, você pode utilizar os porta-trecos, para que estejam em um fácil alcance, mas ainda assim, organizados em um local certo.
6. Guarde o que puder
O excesso de informação em um quarto também o deixa com sensação de bagunçado. Evite deixar muitas coisas espalhadas e excesso de cores, deixe apenas alguns enfeites a vista ou coisas realmente necessárias. O restante como cadernos, carregadores e itens pequenos que você puder deixar fora da vista, deixe. Ou então estabeleça um local a vista fixo, como nos casos das penteadeiras e escrivaninhas em que deixamos a maquiagem e materiais de estudo em um fácil alcance. Mas ainda assim, preze pelos porta-trecos e caixas organizadoras que as deixarão mais organizadas, para não ficar com um aspecto de bagunçado.
7. Móveis com baú
Opte por camas, puffs, recamiers ou bancos com baú para te ajudar nessa organização. Essa é uma excelente escapatória para quem chega, logo tem que sair e não tem tempo de guardar tudo certo no momento. Você pode apenas deixar essas coisas no baú temporariamente ou ainda guardar objetos como ursos de pelúcia, travesseiros ou calçados. Ficará super discreto, bonito e organizado.
A organização, além de trazer uma estética melhor para o ambiente, ainda aumenta a sua produtividade e bem-estar, por isso ela é tão importante. Conforme você vai adotando essas pequenas práticas, elas vão se tornando hábitos e ao longo do tempo, você perceberá a mudança que isso pode trazer para você. Essas são as dicas de hoje e espero tê-lo (a) ajudado (a) com essa tarefa.
VEJA TAMBÉM: 7 Passos essenciais para mudar um hábito!