Bom, na parte 1 desse post, foram abordadas 5 dicas para você manter o seu guarda-roupa organizado. Desde fazer uma limpa nele até a separação das roupas por tipo, cor e prioridade.
Nesse post, será dado mais algumas dicas que te ajudarão a manter esse local sempre organizado. Dessa forma, irá facilitar a sua busca pelo que você precisa, otimizará o seu tempo no dia a dia e deixará ele com um visual bem legal também. Vamos lá:
6. O que você puder pendurar, pendure!
Quando temos muitas peças nas gavetas, é mais fácil de elas ficarem bagunçadas. Por isso, o que você puder pendurar, pendure. Ainda existem os organizadores de sapatos suspensos que ajudam e muito os guarda roupas com pouco espaço.
Mas tome cuidado, roupas de lã, tricô e crochê devem ser guardadas dobradas, por poderem ceder e em locais arejados, pois podem atrair traças.
7. Deixe o que você usa mais em fácil alcance
Procure deixar as coisas que você usa com mais frequência mais fáceis de pegar, sem muitos obstáculos. Um bom exemplo são os hidratantes, utensílios de cabelo e demais produtos para a pele, que como usamos frequentemente, são fáceis de bagunçar. Então, deixando eles em um local de fácil acesso, também é melhor para colocá-los no lugar.
8. Calçados
Outro item que se deve tomar cuidado são os calçados. Como usamos direto e não são como as roupas, que podemos dobrar e guardar, tendem a ficarem amontoados um em cima do outro de forma desordenada. Se você dispõe de prateleiras ou gavetas específicas para eles, deixe-os lado a lado com um pé para frente e outro para trás, para que facilite a visualização. Algumas outras dicas na hora de guardar eles são:
- Caixas organizadoras: existem algumas caixas organizadoras específicas para calçados que os manterão em ordem. Caso você optar por isto, prefira as caixas transparentes, que facilitarão a visualização de qual sapato você quer;
- Sapateira suspensa: essa é uma excelente opção para guarda-roupas que não tem um lugar específico suficiente para armazenar os calçados. Assim, eles estarão em um fácil acesso e não terá aquele problema que alguns tem, especialmente em guarda-roupas não planejados, onde as roupas longas penduradas tampam a visibilidade dos calçados, que muitas vezes ficam embaixo;
- Sacos de flanela ou TNT: para que os calçados não fiquem nas caixas de papelão (que podem juntar insetos) é possível colocá-los em saquinhos de flanela ou TNT, dessa forma eles ficarão padronizados, organizados e esteticamente bonitos.
9. Divisórias para guarda-roupa com colmeias muito grandes
Alguns guarda-roupas vendidos possuem colmeias muito grandes que podem ser divididas conforme a necessidade. Para isso, os suportes de prateleiras ajudarão a otimizar esse espaço. Existem diversos modelos que você pode usar de acordo com o seu gosto e demanda.
10. Utilize espaços esquecidos
Muitas vezes ficamos procurando lugar para guardar algumas coisas, mas esquecemos que temos as portas do guarda-roupa para se armazenar objetos. Utilize ganchos para pendurar os rabicós/ xuxinhas/ elásticos de cabelo, máscaras, cintas e até mesmo roupas dependendo do caso. São ótimos para pendurar essas coisas mais pequenas e fáceis de perder.
11. A limpeza também importa!
Na hora de arrumar o guarda-roupa lembramos de dobrar as roupas, organizar os calçados e demais objetos e esquecemos do quão importante é a limpeza. Na verdade, é um dos passos mais importantes. Para que um ambiente seja eficiente e agradável, além de organizado, ele tem que estar limpo. Por isso, não se esqueça de tirar o pó das prateleiras, enfeites, e lavar bem as roupas e calçados antes de guardá-los.
DICA: para deixar seu guarda-roupa sempre cheiroso, use os sachês perfumados para guarda-roupas e as águas perfumadas para roupas. Existem diversos aromas que você pode escolher de acordo com o seu gosto e deixar esse ambiente ainda mais perfeito. Afinal, quem não ama sentir aquele cheirinho maravilhoso de lugar limpo ao abrir uma porta?
Espero com essas dicas ter ajudado. Com as roupas, calçados e demais acessórios em ordem você ganhará mais tempo sempre que precisar escolher algo. Além disso, poderá até economizar dinheiro, já que as vezes, com as roupas empilhadas umas sobre as outras, acabamos não achando a peça ideal para cada momento e ainda esquecendo da existência de algumas.
VEJA TAMBÉM: 7 Passos essenciais para mudar um hábito!