O assunto de hoje tem como foco melhorar a sua organização. Portanto, 5 passos simples para ser organizado foram listados para te ajudar a ter mais controle sobre si mesmo.
Uma pessoa organizada é mais bem sucedida nas diversas áreas de sua vida. Isso porque possui a capacidade de estruturar seu tempo para desenvolver suas atividades e desenrolar seus problemas. Com essa capacidade, ela tem um maior equilíbrio entre trabalho, estudo, saúde e relacionamentos, atingindo seus objetivos e sendo mais feliz.
Desta forma, segue abaixo algumas dicas imprescindíveis de organização que certamente farão toda a diferença em sua vida.
1° – Planejamento e anotações
É algo simples de se fazer, demanda pouco tempo, mas pode surtir grande efeito em nossa rotina. O ato de escrever aquilo que é necessário fazer nos ajuda a colocar nossos pensamentos em ordem. Assim, tudo que está te preocupando e parece muita coisa, estará em um local físico e organizado. Após isso, sua mente ficará livre do excesso de preocupação.
Separe um tempo, 10, 15 minutos que seja para fazer seu planejamento. Anote o que você precisa executar e distribua durante um determinado espaço de tempo, compatível com a complexidade da atividade.
Em seu planejamento, faça algo mais dinâmico para você mesmo, pode ser por tabela, lista, da forma que você quiser. Não é necessário se preocupar com correções aleatórias, pois é algo seu, PARTICULAR. Além disso, você tem o livre arbítrio para fazer seja por dia, listando as tarefas naquele dia, por semana, separando as atividades e distribuindo durante os dias da semana, por mês, por ano…desde que você se comprometa a cumprir.
2° – Uma coisa de cada vez
saiba que é melhor se garantir iniciando e terminando um dever, do que começar vários e não cumprir nenhum. Ao fazer várias atividades que demandam grande esforço, você se perde nelas e fica ansioso. Para ser organizado, você deve SIM, dar o seu melhor, mas respeitando seus limites.
Estabeleça uma ordem de prioridade em seus compromissos, os que terão mais impacto e os que terão menos. Dedique maior energia àqueles que são mais urgentes, não podem ser adiados ou são mais complexos, desta forma, grande parte de suas obrigações terão sido resolvidas.
3° – Faça
Uma simples tarefa executada, vale mais que cem rascunhadas. Se sobrou algum tempinho livre, faça o que tem que ser feito, jamais deixe para depois o que pode ser feito agora.
Esse é um dos passos mais difíceis, pois exige esforço, você precisa brigar consigo mesmo para concretizar algo que naquele momento você não queria fazer. LEMBRE-SE, o cérebro humano busca poupar energia, então não basta sonhar com algo, tem que ter disciplina para conseguir.
4° – Respeite seus limites
Não queira fazer mil coisas de uma vez, isso só te trará ansiedade, comece devagar. Comece com algo simples, logo pela manhã, a exemplo do clássico “arrumar a sua cama”. Isso trará sensação de satisfação, orgulho de si mesmo e servirá como motivação e lembrete de que você terá um dia bom pela frente, basta querer.
Além do mais, é como diz o ditado: “Tudo em excesso faz mal”. Você também precisa de um tempo de descanso, precisa comer e tomar água, saúde em primeiro lugar. Esse tempo é necessário para “refrescar sua mente”, suprir as necessidades de seu corpo e é fundamental para você conseguir dar seguimento em suas atividades.
5° – Hábito
Para ser organizado, seja persistente, tenha foco em seu objetivo e não ceda para a preguiça, pois pequenos hábitos geram grandes resultados. Dessa forma, pode-se dizer que a organização é um hábito que deve ser lapidado dia após dia. Sua mente será sua companheira, mas também sua maior inimiga, fique esperto!
Ademais, se perdoe. Ninguém é perfeito, você pode errar, sofrer um pouco no início, pode ser que você não consiga cumprir com tudo o que você queria em um determinado período, acontece!. Se errou em algum momento, já foi, vida que segue, apenas busque evoluir a cada dia. Certamente seu “eu” do futuro não se arrependerá de toda dor que passou em algum momento, para que fosse alguém melhor.
Veja também: Seja a sua melhor versão – Passos fundamentais
Pingback: Seja a sua melhor versão - Passos fundamentais - Foco no Proposito
Pingback: Autoconfiança: os 11 passos para desenvolver a sua - Foco no Proposito